Mikaías Melo

Mikaías Melo
Mikaías Melo

IEADI


ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ITAPAJÉ: A PRIMEIRA DO NORDESTE E DO CEARÁ
Em 19 de Novembro de 1910 chegaram à cidade Belém, capital do Estado do Pará, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, procedentes de Chicago (EUA), sendo, porém, originários da Suécia. Os dois se encontraram em Chicago, numa Conferência Pentecostal, e ambos foram inflamados pelo Espírito Santo e tinham em suas vidas a vocação missionária. Tornaram-se amigos e passaram a orar juntos e pedir a direção de Deus para suas vidas. Então Deus deu um sonho ao irmão Olof Uldin, mostrando a palavra Pará, que logo falou aos dois jovens e eles foram a uma biblioteca; lá encontraram que Pará era um estado que ficava ao norte do Brasil. Na mesma hora eles reconheceram que era a resposta de Deus as suas orações e ali mesmo, decidiram que viriam ao Brasil para evangelizar esta nação. Embarcaram exclusivamente por fé, na certeza de estarem dentro do plano de Deus para suas vidas.

Ao chegarem a Belém do Pará, muitas foram as dificuldades enfrentadas, mais sempre resolutos e corajosos. Por nenhum momento recuavam e a sua pregação inflamada era: “Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e leva para o céu”. Lembrando que as duas primeiras pessoas em solo brasileiro a aceitarem a Doutrina do Espírito Santo, foram: Celina Albuquerque (a primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo, no dia 8 de junho de 1911), e Maria de Nazaré (esta, foi aquela que trouxe a mensagem alvissareira do Pentecostes ao nosso Estado do Ceará), ela também foi abrasada pelo fogo do Espírito Santo.
Da igreja, em Belém do Pará, a irmã Maria de Nazaré, após três anos de sua conversão, a segunda crente batizada com o Espírito Santo e uma das fundadoras da Igreja naquela cidade, saiu, em 18 de Junho de 1911, com destino ao Ceará, sua terra natal, para testificar aos seus parentes que moravam em São Francisco de Uruburetama, hoje Itapajé, distante 120 km de Fortaleza. Eles não aceitaram seu testemunho de fé, nem a receberam, como nas proximidades do Sítio Santana havia uma Igreja Presbiteriana, dirigiu-se ao dirigente Raimundo Sales Gomes e seu genro Vicente Sales Bastos. Maria de Nazaré testificou para aqueles irmãos acerca do batismo com o Espírito Santo; sua mensagem foi tão vibrante e penetrante que todos aceitaram a mensagem pentecostal. Depois de alguns dias com aqueles irmãos, Maria de Nazaré voltou a Belém e contou para a Igreja e para os Pastores Daniel Berg e Gun
nar Vingren como Deus abençoara sua viagem ao Ceará. Animada pela vitória que Deus lhe concedera, Maria de Nazaré visitou outra congregação que funcionava na Fazenda Lagoinha, propriedade de Cordulino Teixeira Bastos, e anunciou a mesma mensagem. Na citada fazenda aconteceu o primeiro culto e grande foi o crescimento dos que aceitaram a doutrina pentecostal. Por conta disso, foi ali construído o 1º templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em nosso estado.

A Igreja, em Belém, sem nenhuma demora, enviou ao Ceará o Evangelista Adriano de Almeida Nobre, cearense, nascido em Pacatuba. Adriano Nobre viajou de navio, de Belém a Camocim, de onde tomou um trem até Sobral; comprou um jumento, pôs sobre ele os seus pertences, e seguiu a pé para Lagoinha, distante de Sobral cerca de 90 km. Exausto, com os pés inchados
e feridos, foi calorosamente recebido pelos irmãos daquele lugar, antes presbiterianos, mas agora, convictos e avivados pela chama pentecostal. O Ev. Adriano Nobre começou a pregar e testificar e muita gente aceitou a Jesus como seu salvador. Cerca de 200 pessoas foram batizadas com o Espírito Santo. Era Julho de 1914. Muitos se levantaram contra o pregador, que foi preso e escarnecido nas ruas de São Francisco de Uruburetama, atualmente cidade de Itapajé; o pastor foi lançado na cadeia pública, apenas com suas roupas ínt
imas. O juiz daquela comarca, o Dr. Olívio Câmara, tomando conhecimento do desagradável e injusto acontecimento, mandou soltá-lo imediatamente. Ele saiu da prisão cantando hinos de louvor a Deus, e testificando para os soldados e pessoas presentes. Adriano Nobre depois de visitar e confortar a Igreja demorou apenas alguns dias naquele lugar, voltando a Belém do Pará.


Porém, a Igreja continuou firme nos caminhos do Senhor, orando para que Deus lhes enviasse um novo pastor. Em 1915, o missionário Gunnar Vingrem visitou a Igreja em sua sede Lagoinha, consagrou a pastor um cooperador do trabalho, Vicente Sales Bastos, através do qual Deus fez uma grande obra em toda aquela vasta região.

Em 1919, o missionário Oto Nelson também veio ao Ceará, pregou na Câmara Municipal de São Francisco de Uruburetama, trazendo um novo e abençoado avivamento para a Igreja. O tempo foi passando e Deus continuou abençoando seu trabalho. Em Itapajé e na região norte do estado, a igreja comemora todos os anos com muita alegria e gratidão a Deus, o dia 20 de julho de 1914, como data de sua fundação.

AS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO MUNDO
Quando Gunnar Vingren chegou a Kansas City (Missouri), Estados Unidos, em 19 de novembro de 1903, ele procurou seu tio Carl Vingren, que havia sido missionário batista na China e que pastoreara a Primeira Igreja Batista Sueca (atual Bemis Park Baptist) de Omaha (Nebraska), no período de 1898 a 1901. Em Kansas City, Vingren pertenceu e assistiu cultos numa igreja batista sueca da cidade.

Em fevereiro de 1904, Vingren viajou para St. Louis (Missouri) e freqüentou a igreja batista sueca local. De setembro de 1904 a maio de 1909, Vingren cursou Teologia no Seminário Teológico Batista Sueco na Universidade de Chicago, Illinois, (atualmente Bethel University). Nesse período em que Vingren se encontrava cursando Teologia, o avivamento pentecostal se iniciou em várias igrejas batistas suecas de Chicago, começando pela Segunda Igreja Batista Sueca em 1906, no centro da colônia de imigrantes suecos nas vizinhanças das ruas Vinte e Cinco e Wentworth, lado sul daquela cidade. Foi durante o pastorado de J. W. Hjertstrom (1901-1910) que a Segunda Igreja tornou-se o foco de atenção de toda a denominação batista sueca. Tendo estreita afinidade doutrinária com a fé batista, era natural que o Movimento Pentecostal moder
no, que se iniciava nessa época nos EUA viesse afetar seriamente muitas igrejas batistas suecas.

Hjertstrom teve uma experiência de despertamento espiritual semelhante ao que ficou convencionado entre os pentecostais de “batismo no Espírito Santo”. A Segunda Igreja Batista, então, tornou-se pentecostal. Vários crentes foram batizados e falaram em línguas. Este derramamento ocorreu em fevereiro de 1906, portanto dois meses antes do avivamento de Azusa Street, Los Angeles, ter seu início. O clímax desse movimento na Segunda Igreja Batista em Chicago parece ter ocorrido no grande encontro para aprofundamento da vida espiritual que aconteceu de 11 a 14 de fevereiro de 1909. Não somente de Chicago, mas também de muitos pontos distantes, vinham pessoas à Segunda Igreja para participar de conferências sobre a vida cheia do Espírito.

De junho de 1909 até fevereiro de 1910, Vingren foi pastor da Primeira Igreja Batista Sueca de Menominee, Michigan, atual North Shore Baptist Church. Enquanto pastoreava essa igreja, Vingren participou em novembro de 1909 de uma conferência na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago. Ele revelou em sua autobiografia “Diário do Pioneiro” que foi a essa conferência “com o firme propósito de buscar o batismo com o Espírito Santo”. Isso dá-nos a entender que essa conferência tinha características pentecostais. Cinco dias depois, informa Vingren, ele recebeu o batismo com o Espírito Santo e falou em línguas. Foi nessa época que ele conheceu aquele que seria o seu companheiro de missão no Brasil, o batista sueco Daniel Berg.

Como resultado do movimento pentecostal iniciado entre os batistas suecos de Chicago, surgiram as denominações Scandinavian Independent Assemblies of God (SIAG) – Assembleias de Deus Independentes Escandinavas – e Scandinavian Assemblies of God (SAG) – Assembleias de Deus Escandinavas. No grupo de pastores batistas suecos que se tornaram pentecostais, estavam Bengt Magnus Johnson e A. A. Holmgren. Vingren deixou a Primeira Igreja Batista Sueca de Menominee porque os membros que não creram no batismo no Espírito Santo o obrigaram a se retirar do pastorado. Naquela igreja, 31 membros se tornaram pentecostais. Em seguida, Vingren assumiu o pastorado da Primeira Igreja Batista Sueca de South Bend (Indiana) cujos membros aceitaram o ensino do batismo no Espírito Santo, tendo 20 pessoas batizadas.

Foi na igreja de Bengt Magnus Johnson que Vingren e Berg receberam uma oferta que superou os 90 dólares que Vingren havia anteriormente ofertado a William H. Durham para o jornal da Missão da Avenida Norte de Chicago, poucos dias antes de embarcar para o Brasil no dia 5 de novembro de 1910. Em 1911, o pastor Bengt Magnus Johnson fundou a Lakeview Gospel Church de Chicago. Entre 1911 e 1912, Gunnar Vingren e Daniel Berg foram sustentados pelos crentes pentecostais suecos dos Estados Unidos por meio dos pastores Bengt Magnus Johnson e A. A. Holmgren. Em 11 de outubro de 1915, quando empreendeu sua primeira viagem rumo à Suécia, Vingren passou por várias igrejas suecas nos EUA, entre elas a Missão Apostólica Sueca em Mekersport. Em 23 de outubro do mesmo ano, ele foi para Chicago pregar na igreja do pastor Bengt Magnus Johnson. Ali, Vingren participou de uma conferência com muitos pastores e pregadores presentes. Ele pregou num dos cultos da conferência. Os participantes da conferência se interessaram pelo trabalho missionário no Brasil e levantaram uma oferta para Gunnar Vingren comprar um barco para a missão no rio Amazonas.

Em maio de 1917, Vingren, retornando da sua primeira viagem à Suécia, foi a Chicago participar da inauguração de uma igreja do pastor Bengt Magnus Johnson. Ainda em 1917, Vingren viajou aos Estados de Michigan e Minneápolis, e ali se encontrou com A. A. Holmgren, tendo participado de vários cultos juntos com ele e Bengt Magnus Johnson. Nels Julius Nelson, missionário sueco entre as Assembleias de Deus a partir de 1921, foi ordenado missionário em 1917 pela Scandinavian Assemblies of God (SAG) e recebeu sustento financeiro dessas igrejas por meio de A. A. Holmgren. Em 1922, na cidade de St. Paul (Minnesota), cerca de 25 pastores dos grupos SIAG e SAG decidiram se reunir sob uma bandeira comum e informal chamada Independent Assemblies of God (IAG). A base de sua unidade era a crença de que cada igreja local era livre para administrar e direcionar seus próprios negócios, sem responder a qualquer estrutura denominacional. Ao retornar de sua segunda viagem à Suécia, Vingren permaneceu nos Estados Unidos, de 28 de agosto de 1922 a 20 de janeiro de 1923. Durante esse período, ele pregou em cultos de igrejas batistas suecas pentecostais em cidades como Duluth, Minneápolis, Chicago, Nova Iorque e em vários lugares de Minnesota.

Em 1926, na primeira Convenção dos Missionários das Assembleias de Deus no Brasil, na Assembleia de Deus em São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ), com a presença do doutor A. P. Franklin, secretário de missões estrangeiras da Svenska Fria Missionen (Missão Livre Sueca), os missionários suecos reunidos aprovaram que trabalhariam no Brasil em cooperação com a Svenska Fria Missionen da Suécia. Em troca, a referida missão representaria naquele país escandinavo os interesses do trabalho das Assembleias de Deus no Brasil. O mesmo ficou aprovado em relação à Scandinavian Assemblies of God dos Estados Unidos da América.

Numa carta de 27 de maio de 1932, Vingren revelou que seu sustento financeiro vinha tanto da Igreja Filadélfia de Estocolmo, do pastor Lewi Pethrus, como dos Estados Unidos. Um dos crentes da América do Norte mandava mensalmente uma oferta. Provavelmente, esse crente pertencia a uma das congregações pentecostais suecas com as quais Vingren mantinha laços fraternais. Portanto, os vínculos dos pioneiros com os EUA nas primeiras décadas da AD no Brasil foram as Assembleias de Deus suecas no solo americano e não com a Assembleia de Deus americana com sede em Springfield, Missouri, como alguns imaginam.